<b>Monty Python e a inversão do platonismo</b>

Autores

  • Flavia Pitaluga

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os filmes Monty Python and the holy grail (Em busca do cálice sagrado) e Monty Python’s life of Brian (A vida de Brian) à luz das discussões de Gilles Deleuze sobre o sentido na filosofia dos estóicos. A inversão do platonismo e a ascensão à superfície dos simulacros são problemas centrais para compreendermos o humor do grupo. Ao longo da discussão, as questões sobre o lugar do clichê no cinema, o falso e suas potências e a injeção de temporalidade nas produções cinematográficas, uma das características do cinema moderno, serão abordadas. A hipótese destas articulações é que a morte de Deus (crise da Verdade) é inseparável da maneira como o indivíduo moderno experimenta o tempo: o cinema moderno, ao fazer “a apresentação direta do tempo” (DELEUZE, 1990), coloca em questão a linearidade e a própria verdade como representáveis. Palavras-chave: simulacro; nonsense; humor; Monty Python Abstract: Monty Python and the inversion of Platonism — The purpose of this paper is to analyze the films “Monty Python and the Holy Grail” and “Monty Python’s Life of Brian” in the light of Gilles Deleuze’s reflections about meaning in the philosophy of the Stoics. The inversion of Platonism and the rise of simulacra to the surface are keys to understanding the group’s humor. This discussion examines questions relating to the role of clichés in motion pictures, the fake and its powers, and the insertion of temporality in film productions as one of the characteristics of modern moviemaking. The hypothesis underpinning these articulations is that the death of God (the crisis of Truth) is inseparable from the way in which modern individuals experience time: modern cinema, in its “direct presentation of time” (DELEUZE, 1990), questions linearity and truth itself as being representable. Keywords: simulacrum; nonsense; humor; Monty Python

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Publicado

2007-09-13

Edição

Seção

Dossiê | Dossier