Quadrinhos Nacionais no Ciberespaço: uma análise de Combo Ranger nos âmbitos digital e impresso

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Victor Wanderley Corrêa Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Cibercultura, Webcomics.

Resumo

O presente artigo trata das estratégias adotadas para a criação das histórias em quadrinhos para a internet, e tem como objeto de estudo Combo Rangers. As semelhanças e diferenças entre sua versão impressa e a virtual são analisadas neste texto. A escolha dessa história deve-se por Combo Rangers ter sido a história em quadrinhos brasileira pioneira a ser realizada em ambas as maneiras, impressa e vendida em bancas e livrarias, e disponibilizada no ambiente virtual, com acesso gratuito.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), pós-doutor em Comunicação pela ECA-USP e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Victor Wanderley Corrêa, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos | Articles