Modalidades e derivações da comunicação no mundo da vida: sentidos, experiência e interação

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Mestrado em Comunicação - Faculdade Cásper Líbero
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Professora da FAFICH / Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Comunicação. Epistemologia. Fenomenologia.

Resumo

Este trabalho delineia algumas perspectivas do conceito de comunicação a partir da noção fenomenológica de “mundo da vida”, procurando destacar sua natureza ontologicamente comunicacional deste último. A partir de uma discussão teórico-crítica dos conceitos, busca-se indicar algumas articulações possíveis. O argumento se desdobra em três principais direções: (1) são discutidos alguns aspectos do conceito de “mundo da vida”, sublinhando seu aspecto relacional-comunicativo; (2) a partir daí, destaca-se o conceito de “comunicação” pautado nessa noção fenomenológica e (3) são delineadas algumas das relações entre essa abordagem fenomenológica e alguns aspectos do pensamento comunicacional. Finalmente, são discutidos alguns problemas e limites dessa perspectiva de formulação de um conceito de comunicação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Mestrado em Comunicação - Faculdade Cásper Líbero

Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista da Universidade de East Anglia (Inglaterra). Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (2009), "Comunicação e Identidade" (2010) e "The Mediatization of Religion" (2011), entre outros.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Professora da FAFICH / Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado pela Univesidade de Grenoble (França). Doutora em Comunicação pela UFMG. Co-organizadora do livro "Comunicação e Política" (Summus, 2011) e autora de artigos publicados em periódicos do Brasil e do exterior.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Edição

Seção

Artigos | Articles