Eugen Hadamovsky e a teoria da propaganda totalitária na Alemanha nazista

Autores

  • Francisco Rüdiger PUC, Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Propaganda nazista

Resumo

A propaganda nazista marcou era na história da comunicação política, mas não foi padrão o enquandramento conceitual que lhe deram seus próprios teóricos. O artigo estabelece esta premissa para analisar a corrente de entendimento representada por Eugen Hadamovsky. A primeira seção prepara a tarefa, procedendo a uma caracterização histórica da chamada propaganda totalitária. O bojo do artigo analisa a maneira como o autor citado, ainda pouco conhecido, elaborou sua vertente nazista. O argumento mostra que, contrariamente ao suposto por muitos teóricos, o principal, na propaganda totalitária, não é a persuasão, mas o emprego da coação e o trabalho de organização por parte do aparato partidário. A conclusão sumaria a análise, defendendo a ideia que, subjacente a essa unidade, todavia há uma metafísica da vontade de poder, de acordo com a qual o aspecto catártico da propaganda provém do fato dela ser expressão do poder das massas, de sua pré-disposição em exercer o poder popular através da coerção organizacional do indivíduo promovida pelo movimento.

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Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, PUC, Porto Alegre, RS

Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor dos cursos de comunicação e filosofia da Universidade federal e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2014-06-05

Edição

Seção

Artigos | Articles