Os framings da violência sexual infanto-juvenil em webnotícias: estudo de caso no G1 e Folha.com

Autores

  • Dayanne Pereira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Giovandro Marcus Ferreira UFBA

Palavras-chave:

Framing, Agenda-setting, Violência sexual infanto-juvenil, Folha.com, G1.

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma análise pelo viés de framings para verificar como ocorre a cobertura noticiosa da violência sexual infanto-juvenil no G1 e Folha.com, no período de 2009 a 2011. A pesquisa tem como hipótese inicial que as notícias factuais sobre o tema não apresentam uma contextualização necessária para a compreensão do fenômeno violência sexual infanto-juvenil enquanto acontecimento noticioso. As webnotícias são analisadas de forma quantitativa e qualitativa e segmentadas nos tipos de framing (de conflito, responsabilidade, interesse humano, consequências econômicas e moralidade) propostos por Semetko e Valkenburg (2000). Os resultados revelam que a temática é recorrente nos sites analisados através do viés factual; no entanto, o viés do acontecimento noticioso preventivo, conceitual e estatístico é ainda pouco explorado.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayanne Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Jornalista pela Faculdade da Cidade do Salvador (2010) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2013) pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia (PósCom - UFBA). Interesses de pesquisa nas áreas: análise do discurso de produtos e linguagens da cultura mediática, webjornalismo e cobertura jornalística sobre infância e adolescência. É pesquisadora no grupo Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) (criado em 2002) e coordenado pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira.

Giovandro Marcus Ferreira, UFBA

Professor Associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (Pq).

Downloads

Publicado

2015-10-13

Edição

Seção

Artigos | Articles