Regimes de interação no videoclipe: a experiência interativa de The Wilderness Downtown

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Carlos Henrique Sabino Caldas

Resumo


O artigo analisa o videoclipe dentro do contexto de convergência midiática, em que os recursos de produção presentes nos diferentes dispositivos de comunicação infoeletrônicos agem no processo de constituição de sua linguagem, criando experiências inovadoras nos modos de fruição e nas realidades de consumo. Estruturados sobre as relações interativas possibilitadas pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas, pretende-se demonstrar como as estratégias enunciativas constituem um dos principais mecanismos de discursivização na configuração dos novos formatos de videoclipes. Nesta perspectiva, realizar-se-á a análise da experiência de videoclipe interativo desenvolvida pelo diretor Chris Milk, “The Wilderness Downtown”, a partir do arcabouço teórico-metodológico da sociossemiótica, em especial os regimes de interação.

 



Palavras-chave


videoclipe; estratégias enunciativas; interação; sociossemiótica.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM