Práticas midiáticas de (i)migrantes latino-americanos pelo mundo: pela promoção de cidadanias e sociabilidades

Autores

  • Samira Moratti Frazão Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/FAED/UDESC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR/UFSC). Aluna pesquisadora do Grupo de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC), do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina.

Palavras-chave:

migrações transnacionais, comunicação cidadã, internet.

Resumo

O livro é resultado de uma pesquisa promovida entre os anos de 2007 e 2009 por meio do “Grupo de Pesquisa Mídia, Cultura e Cidadania”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. A proposta foi realizar um mapeamento sobre as práticas de produção midiáticas, feitas por indivíduos ligados ou não a grupos e demais associações de imigrantes latino-americanos, além das organizações que também observam esse fluxo migratório em particular. Tais práticas se referem aos espaços de informação disponíveis na internet, como blogs, sites e demais redes sociais, e por meios impressos como jornais e revistas, locais considerados pela autora como “espaços midiáticos multiterritoriais” (COGO, 2012, p. 15), através dos quais os imigrantes podem estabelecer conexões com suas redes de sociabilidade, bem como promover informações sobre suas comunidades, levando informações que ultrapassam as barreiras transnacionais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samira Moratti Frazão, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/FAED/UDESC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR/UFSC). Aluna pesquisadora do Grupo de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC), do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/FAED/UDESC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR/UFSC). Área de pesquisa: Refugiados, Migrações internacionais, Telejornalismo e História da Mídia Audiovisual. Aluna pesquisadora do Grupo de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC), do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Edição

Seção

Resenhas | Reviews