Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais

Autores

  • Jan Alyne Barbosa Prado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela da Silva Zago MIDIARS

Palavras-chave:

ecologia dos media, métodos digitais, análise de redes sociais, mídias sociais

Resumo

O presente estudo busca experimentar uma combinação de métodos destinados a compreender a configuração da ecologia de aplicativos relacionados às mídias sociais disponíveis na loja Google Play. Partindo de inferências de natureza indutiva e abdutiva ligadas a perspectivas metodológicas e epistemológicas do que Rogers (2014) denomina Métodos Digitais, bem como da Análise de Redes para mídias sociais (RECUERO et al, 2015), a pesquisa busca produzir uma visão mais geral sobre a ecologia dos aplicativos de mídias sociais, a partir das relações de similaridade (processadas por uma ferramenta intitulada Google Play Similar) entre aplicativos estruturadas pela loja Google Play. Os resultados apontam para algumas limitações deste experimento ao mesmo tempo que indicam que a ecologia de aplicativos desta loja se estabelece a partir de uma série de critérios e vetores de atenção para além da similaridade relativa à funcionalidade de tais aplicativos. 

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Biografia do Autor

Jan Alyne Barbosa Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Gabriela da Silva Zago, MIDIARS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS). Pesquisadora visitante da University of Oregon.

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles