Diáspora, Interculturalidade e Memória em En Tierra Extraña

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Denise Cogo Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) http://orcid.org/0000-0003-4544-7335

Palavras-chave:

análise dos discursos cinematográficos, cinema e migração, identidades, estudos visuais e adaptabilidade,

Resumo

O trabalho explora as relações entre os processos de mobilidade transnacional e a construção das subjetividades nas representações dos emigrantes no documentário En tierra extraña (BOLLAÍN, 2014), tendo como metodologia principal uma análise sociocrítica do filme articulada à contextualização da cinematografia espanhola no campo das migrações. Os deslocamentos humanos lidos com base nas imagens fílmicas dos emigrados espanhóiscontemporâneos são tensionados na cinematografa espanhola mais recente, sobretudo, na intensifcação da percepção social do fenômeno da mobilidade emigrante a partir da crise econômica de 2008, e a experienciação da memória,, diáspora e interculturalidade são observadas no filme de Bollaín em relação às narrativas temporais subjacentes aos recentesdeslocamentos de espanhóis na Europa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGCom) em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da Unespar\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Atualmente, é Vice-Coordenador (desde 2014) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom\UTP).

Denise Cogo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – São Paulo, Brasil. Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-12-03

Edição

Seção

Artigos | Articles