O homem em farrapos: A experiência da moda em Flávio de Carvalho

Autores

  • Victor Luiz da Rosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Flávio de Carvalho, moda, experiência, farrapo

Resumo

O artigo analisa em detalhe um conjunto de textos de Flávio de Carvalho sobre moda, publicados em 1956 e reeditados em 2010, em perspectiva com dois teóricos contemporâneos que também se dedicaram a pensar sobre o assunto: Emanuele Coccia e Boris Groys. A ideia central é pensar a figura do “homem em farrapos”, gura que o próprio Flávio desenvolve por meio de uma série de reflexões sobre a história do vestuário, como contribuição ao debate vanguardista em torno do “homem novo”. Por meio dela, é possível compreender outro conceito central proposto pelo autor, o de Unissexo, e também revisitar a sua célebre performance realizada a partir da criação de um new look. Dessa forma, o artigo procura debater não apenas o lugar que a moda ocupou na trajetória desse artista singular, mas também chamar atenção para a pertinência e a atualidade do pensamento de Flávio a respeito de tal debate. 

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Biografia do Autor

Victor Luiz da Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Victor da Rosa é doutor em literatura pela UFSC e pós-doutorando pela UFMG

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles