As redes sociotecnológicas e a operação do imaginário instituinte

Autores

  • Angela Pintor dos Reis Programa de Meios e Processos Audiovisuais, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Palavras-chave:

redes sociotecnológicas, legein, teukhein, imaginário instituinte.

Resumo

O estudo discute as maneiras pelas quais as redes sociotecnológicas expressam a conjugação de legein e de teukhein, conforme esses termos são concebidos por Castoriadis para designar dimensões do imaginário instituinte. Trata-se de uma reflexão teórica desenvolvida com o objetivo de qualificar as referidas redes como processos do imaginário social. A relevância da discussão reside no tratamento epistemológico inusual das redes sociotecnológicas, abordadas como elementos constituintes dos processos de criação e instituição do social. O procedimento metodológico consistiu na interpretação dos conceitos de legein e de teukhein, aplicados a configurações da comunicação tecnológica mediática, engendrada pelo imaginário de época. O resultado traduziu-se na caracterização das redes sociotecnológicas como expressões do imaginário atinente ao terceiro espírito do capitalismo, segundo perspectiva de Boltanski e Chiapello. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Pintor dos Reis, Programa de Meios e Processos Audiovisuais, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Professora no Centro Universitário Senac. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Meios e Processos Audiovisuais, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos | Articles