Santiago: a solidão sob o prisma do filme-ensaio

Autores

Palavras-chave:

filme-ensaio, solidão, Santiago (filme).

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão em torno da relação entre o lme-ensaio e a solidão, à luz de Santiago (João Moreira Salles, 2007). Objetiva-se investigar de que forma o caráter ensaístico da obra interfere na maneira em que a solidão do protagonista Santiago nos é apresentada. Partimos da hipótese de que o filme assume uma certa ambiguidade reflexiva sobre tal aspecto, apresentando assim uma dupla possibilidade: ora Santiago parece estar só, como um desejo voluntário do personagem; ora assemelha ser solitário, consequência de um processo de exclusão social explicitada pela relação que mantém com o diretor do fllme. Pretendemos analisar Santiago com foco na problemática exposta, para propor que tal ambiguidade vivenciada pelo protagonista, entre estar só e ser solitário, é também condição essencial para que o ensaísta audiovisual assuma a distância re exiva necessária para desenvolver sua narrativa. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Paulo Passos de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo. Tecnólogo em Cinema.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles