Uma visão geral sobre a expressão do tempo no cinema digital

Autores

  • Marcia Tiemy Morita Kawamoto Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar

Palavras-chave:

filme digital, tempo, filme de ficção.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas teóricas, como a noção de pós-cinemático de Steven Shaviro e pós-fílmico de Garret Stewart em busca de melhor compreender
as consequências da tecnologia digital para a imagem e narratologia do cinema. A hipótese é que o tempo da ficção contemporânea pode ser uma prolongação e um efeito da condição pós-moderna, se desdobrando em uma sensação de constante presença por meio da falta de um movimento real e materialidade da forma digital. Mais especificamente, eu combino o que o debate teórico contemporâneo tem a oferecer sobre o tema do index do filme ou sua falta.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Tiemy Morita Kawamoto, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar

Marcia Tiemy Morita Kawamoto holds a doctoral degree in English Literature by Universidade Federal de Santa Catarina (2016) - Brazil, with a visiting scholar period at University of St. Andrews, under the supervision of Professor Anelise R. Corseuil (UFSC) and Professor Robert Burgoyne (University of St. Andrews). Currently, she teaches at the Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Gaspar. In recent years, Marcia has researched on digital cinema, science fiction, temporality and identity.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Edição

Seção

Artigos | Articles