O bem-viver contemporâneo em revistas: uma análise do tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da Vida Simples

Autores

  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

revista, análise de discurso, consumo, simplicidade

Resumo

Tendo como pano de fundo a construção do bem-viver contemporâneo em revistas – contexto em que o jornalismo cria novos parâmetros de estilo e normalidade-, o objetivo deste artigo é trabalhar com o tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da revista Vida Simples, editada pela Abril. Entendemos que a revista propõe uma vida simplificada, que preconiza uma redução do consumo, mas, de outra forma, a maneira que a sociedade oferece para ter uma vida mais simples é através do consumo como forma de construção de identidades. Utilizando o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, observamos que o discurso da revista está tensionado entre a incitação a um consumo individual, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado, havendo disputas ideológicas que se materializam no discurso da revista.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista Capes.

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, pós doutora pela Universitat Pompeu Fabra, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

Artigos | Articles