Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química

Autores

  • Simone Alves de Assis Martorano Uel/docente
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes USP/ Instituto de Química

Resumo

Resumo Este trabalho faz parte da pesquisa de doutorado de uma das autoras. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as principais ideias e dificuldades que 20 professores de química, do ensino médio brasileiro, apontam sobre a inclusão da História da Química no ensino de cinética química. A partir da análise das questões respondidas pelos professores, podemos perceber que estes valorizam a História da Química por diferentes razões, contudo, eles não a abordam em suas aulas. Encontramos que as principais dificuldades que os professores apontam estão relacionadas à falta de material, ao não conhecimento do assunto e à falta de conhecimento de fontes que possam subsidiar a própria aprendizagem do professor com relação à abordagem histórica. Abstract The present work is part of the Ph.D. research of one of the authors. This research aimed to investigate the main ideas and difficulties that 20 chemistry teachers, high school Brazilian point about the inclusion of the History of Chemistry in the teaching of chemical kinetics. The teacher’s answers to specially formulated questions showed that these teachers consider the history of chemistry important for several reasons, but they do not address it in the classroom. We find that the main difficulties that the teachers say, are related to lack of material, not subject knowledge and a lack of knowledge of sources that can support the teacher's own learning in relation to the historical approach.

Biografia do Autor

Simone Alves de Assis Martorano, Uel/docente

Departamento de Química, curso: licenciatura em Química.

Maria Eunice Ribeiro Marcondes, USP/ Instituto de Química

Licenciatura em Química

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Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino