Representações químicas e a história da ciência em sala de aula

Paulo Henrique Oliveira Vidal, Paulo Alves Porto

Resumo


Resumo

Este trabalho se apresenta como uma contribuição para o enfoque de estudos de caso no ensino de química, adotando como referencial a contemporânea historiografia da ciência, e tendo como público-alvo alunos do ensino médio. O objetivo desse trabalho é apresentar uma abordagem para as modificações experimentadas pelas representações químicas através dos tempos, e descrever algumas das ideias desenvolvidas pelos alunos participantes a esse respeito. Foram escolhidas três representações produzidas por químicos em diferentes épocas, e foi solicitado que os alunos colocassem as representações em ordem cronológica. Observou-se que a maioria dos alunos acertou a sequência correta. Entretanto, mesmo aqueles que não conseguiram propor a ordem cronológica esperada tiveram a oportunidade de refletir sobre a ideia de que as representações químicas sofreram modificações ao longo da história. Ainda que incipientes, as ideias dos alunos evidenciam alguma elaboração a respeito de um aspecto da complexidade do conhecimento químico, construído historicamente.

Palavras-chave: História da Ciência; representações químicas; ensino de química.

Abstract

This paper presents a case study for the teaching of chemistry, adopting an approach based on the contemporary historiography of science. The case study was presented as a learning sequence for high school students in a public school in the metropolitan area of São Paulo, Brasil. This paper aims at presenting an approach to discuss the changes experienced by chemical representations along the history, and to describe ideas developed by the students on this subject. Three representations produced by chemists in different epochs were presented to the students, who were asked to put them in chronological order. The majority of the students answered with the correct sequence. Even those who were not able to put the representations in the chronological order had the opportunity to reflect on the idea that representations in chemistry changed throughout times. Although incipient, students’ ideas show some elaboration on an aspect of the complexity of historically constructed chemical knowledge.

Keywords: History of Science; Chemical Representations; Chemical Education.

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