Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências

Autores

  • Maycon Raul Hidalgo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Álvaro Lorencini Junior Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo introduzir, às discussões acerca da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências, reflexões sobre o que se entende por HFC, qual sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, qual o nível adequado para os estudos desses aspectos e como inseri-los no ensino. Deste modo, apresentamos perspectivas variadas sobre o assunto, bem como sobre as viabilidades de se utilizar a HFC na construção de um processo de ensino que proporcione uma aprendizagem reflexiva sobre o conhecimento científico. Compreendemos neste sentido a HFC como uma ferramenta de apoio ao professor no processo de planejamento e aplicação das atividades de ensino, proporcionando um ambiente viável para a reflexão acerca dos aspectos internos e externos da Ciência.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; História da Ciência e Ensino; Filosofia da Ciência e Ensino; História e Filosofia da Ciência.

Abstract

This essay had as goal introduce, to discussion about insertion of History and Philosophy of Science (HPS) in Science Education, thoughts over what one understands for HPS, which his importance to teaching and learning process, which the level appropriate to this studies and how insert them on teaching. In this way, we have showed varied perspective about this matter, as well the possibilities on use the HPS in the building of the teaching process that to help a reflective learning over the scientific knowledge. Thus, we realized the HPS is a support tool to the teacher on the plan building and the application of the teaching activities, helping the consolidation of able environment to thoughts about the internal and external characteristics of science.

Keywords: Science Education; History of science and teaching; Philosophy of science and teaching; History and Philosophy of Science.

Biografia do Autor

Maycon Raul Hidalgo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado  em  Ciências  Biologicas  pela  Universidade  Paranaense  (2010),  Especialista  em  Docência  no  Ensino  Superior  pelo  Instituto  Paranaense  de  Ensino,  Mestrando  noprograma  de  Pós  Graduação  em  Educação  para  Ciências  e  o  ensino  de  Matemática  na  UEM.  Integrante  do  Grupo  de  Estudos  em  Ensino  de  Ciências  da  UEM  (GrupoSeminare)  ,  atualmente  trabalha  com  pesquisa  em  campo  na  área  de  História  e  Filosofia  da  Ciência,  Ensino  de  Evolução,  formação  inicial  e  continuada  de  professores,educação ambiental formal e informal.

Álvaro Lorencini Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina: Didática das Ciências Naturais. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do GETEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências - que tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

Downloads

Publicado

2016-10-12

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino