Impactos das reformas educacionais da Primeira República sobre o ensino de química na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, narrados por Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral

Autores

  • Rafael Cava Mori Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC
  • Fernanda Kelly Macário de Faria Daguano Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.
  • Antonio Aprigio da Silva Curvelo Intituto de Química de São Carlos e Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade de São Paulo.

Resumo

Resumo

Este trabalho investiga as contribuições do ensino médico, e especificamente o papel da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, para os momentos iniciais do ensino de Química no Brasil. Partindo da análise de uma fonte primária – um texto de Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral – que relata o contexto dessa Faculdade entre os séculos XIX e XX, comentam-se nomes importantes associados à transmissão do conhecimento químico à época e os livros didáticos por eles escritos. São analisados os impactos das reformas educacionais da Primeira República sobre o ensino de Química no currículo médico. Defende-se que as contribuições dos docentes da Faculdade de Medicina foram determinantes para o estabelecimento da Química no Brasil, enquanto disciplina escolar.

Palavras-chave: História da Química no Brasil; Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; Reformas educacionais.

Abstract

This paper presents an investigation on the contributions of medical teaching, specifically, the role of Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, to the early moments of Brazilian chemical education. By analyzing a primary source – a text written by Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral –, which relates the context of this institution between the 19­­th and 20th centuries, some comments are made about the transmission of chemical knowledge, the teachers of Chemistry, and textbooks written by them. The impacts of educational reforms occurred in the period (Primeira República – First Republic), on Chemistry courses of the medical curriculum, are analyzed as well. It is argued that contributions of Chemistry teachers that worked at the Faculdade de Medicina were determinative to the establishment of this science, as a scholar discipline, in Brazil.

Keywords: History of Chemistry in Brazil; Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; Educational reforms.

Biografia do Autor

Rafael Cava Mori, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto-A do Centro de Ciências Naturais e Humanas, da Universidade Federal do ABC.

Fernanda Kelly Macário de Faria Daguano, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Estudante do curso de Bacharelado em Química, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Antonio Aprigio da Silva Curvelo, Intituto de Química de São Carlos e Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade de São Paulo.

Professor Titular do Instituto de Química de São Carlos e membro do Conselho Deliberativo Centro de Divulgação Científica e Cultural, ambos unidades da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2016-10-12

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência