Uma Proposta Didática na Utilização da História da Ciência para a Primeira Série do Ensino Médio: A Radioatividade e o cotidiano

Autores

  • Giovana Teixeira Pinto Licenciada em Química - Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru
  • Deividi Marcio Marques Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Os fenômenos radioativos estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação e é função do professor de Química utilizar novas estratégias de ensino ao abordar esse tema em sala de aula. Este trabalho, portanto, apresenta uma proposta de um material didático elaborado para o ensino da Radioatividade utilizando a História da Ciência e o cotidiano dos estudantes como estratégia de ensino que facilite a aprendizagem. Tal material foi desenvolvido como uma tentativa de suprir as falhas de aspectos históricos nos livros didáticos de Química relacionados ao tema, bem como os avanços, as dificuldades, as aplicações e aos perigos que permeiam os processos radioativos

Biografia do Autor

Deividi Marcio Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Quimica - Universidade Federal de Uberlânida.

Downloads

Publicado

2010-06-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula