História e filosofia da ciência em periódicos brasileiros: Um referencial para os professores de química

Autores

  • Flávio Tajima Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Airez Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v17p3-22

Resumo

Resumo

A implementação efetiva da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências ainda é um desafio, principalmente pelas dificuldades da maioria dos professores em tratar da temática, devido à quase ausência desse tema em sua formação. Tendo por base essas considerações, este trabalho tem como objetivo fornecer alguns elementos que permitam ao professor analisar aspectos da HFC presentes em artigos publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências. Salienta-se que não se pretende com isso que o professor de Química seja um historiador da Ciência, mas que conheça alguns aspectos básicos que o instrumentalizem no sentido de não transmitir aos alunos informações simplistas e reducionistas sobre o que é o empreendimento científico e, principalmente, como a Ciência é construída.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Ensino de Química; Formação de professores.

Abstract

The effective implementation of the History and Philosophy of Science (HFC) approach in Science Teaching is still a challenge, mainly due to the difficulties of most teachers in dealing with the subject, due to the almost absence of this theme in their training. Based on these considerations, this paper aims to provide some elements that allow the teacher to analyze aspects of HFC present in articles published in periodicals in the area of Science Teaching. It should be emphasized that this is not intended to mean that the chemistry teacher should be a historian of science, but that he / she knows some basic aspects that instrumentalize it in the sense of not transmit to the students simplistic and reductionist information on what is the scientific enterprise and, especially, how science is built.

Keywords: History and Philosophy of Science; Chemistry teaching; Teacher formation.

Biografia do Autor

Flávio Tajima Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Químico (UFPR), Licenciado em Química (FACECLA), Mestre em Educação em Ciências (UFPR)

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino