Pasteur nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD: uma análise histórica sobre a abordagem da origem da vida e o metabolismo

Autores

  • Ricardo Brasil Crudeli UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO
  • Helio Elael Bonini Viana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p23-35

Resumo

Resumo

Este artigo dedica-se a investigar abordagem de dois dos trabalhos de Louis Pasteur – a geração espontânea e a fermentação – nos livros didáticos (LDs) de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), focando nos capítulos que abordam a origem da vida e o metabolismo. Para tanto, estes livros foram analisados qualitativamente (confrontando a abordagem desses LDs com fontes primárias e secundárias) e quantitativamente (seguindo a metodologia estabelecida por Leite, contemplando as “visões deformadas da Ciência” delineadas por Cachapuz). Nesse contexto, foi verificado que os LDs analisados associam, de forma inadequada, o químico Louis Pasteur (1822-1895) a um cientista que refutou a teoria da geração espontânea e sequer mencionam sua participação para a construção das ideias sobre a fermentação. Estes resultados caminham na contramão de estudos de casos históricos realizados sobre o tema, os quais nos mostram que a posição de Pasteur no episódio da geração espontânea está diretamente relacionada aos seus estudos anteriores sobre fermentação, envolvendo os seus posicionamentos político, social e religioso.

Palavras-chave: Louis Pasteur; geração espontânea; fermentação; livro didático.

Abstract

This article is dedicated to investigate the approach of two works made by Louis Pasteur - in didatic books os Biology approved by the National Plane of Didatic Books (PNLD), focusing in the chapters that discuss the origin of life and metabolism. Therefore, these books were analized qualitatively (dealing the approach of these books with primary and secundary sources) and quantitatively (following the methodology presented in Leite, contemplating the “deformed visions of Science” outlined by Cachapuz). In this context, it was verified that the LDs analyzed associate the chemist Louis Pasteur (1822-1895) with a scientist who refuted the theory of spontaneous generation and did not even mention his participation in the construction of ideas about fermentation. These results are in contrast to historical case studies on the subject, which show us that Pasteur's position in the episode of spontaneous generation is directly related to his previous studies on fermentation, involving his political, social and religious positions.  

Keywords: Louis Pasteur; spontaneous generation; fermentation; textbook.

Biografia do Autor

Ricardo Brasil Crudeli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Helio Elael Bonini Viana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino