Possibilidades para o fazer docente junto ao aprendiz cego em aulas de Química: uma interface com a história da Tabela Periódica

Autores

  • Jomara Mendes Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sandra Franco-Patrocínio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p181-199

Resumo

Resumo

Atualmente, pensar no acesso do aluno com deficiência em sala de aula se faz essencial uma vez que todos têm o direito à educação e de estar presente de forma real na sociedade. Falando especialmente do aluno cego, este requer uma metodologia de ensino condizente com suas limitações e que valorize sua potencialidade. Assim, o objetivo desse trabalho é divulgar a experiência da confecção de uma Tabela Periódica adaptada para o Braille e que foi trabalhada em aulas de química junto a dois estudantes cegos, valorizando a história da descoberta dos elementos químicos e de sua organização até a Tabela atual. A partir dos resultados advindos dessa experiência ressaltamos que os alunos com deficiência visual necessitam de recursos didáticos e adaptações curriculares específicos para que possam participar ativamente da construção de sua aprendizagem e, para tanto, as abordagens da História da Ciência se mostram essenciais nesse processo.

Palavras-chave: Inclusão; cegos; história da química.

Abstract

Currently, thinking about disabled students' access to the classroom is essential since everyone has the right to education and to be present in society. Especially about the blind student, this requires a teaching methodology that is consistent with its limitations and that values its potentiality. Thus, the objective of this work is to divulge the experience of producing a Periodic Table adapted for Braille and that was used in chemistry classes with two blind students, valuing the history of the discovery of the chemical elements and of their organization up to the current Table. Based on the results of this experience, we emphasize that students with visual impairments need didactic resources and specific curricular adaptations so that they can participate actively in the construction of their learning and for this, the approaches of the History of Science are essential in this process.

Keywords : Inclusive; blind; history of chemistry.

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Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula