Ensino das Ciências Imerso em Ambientes Virtuais Multiusuários

Autores

  • Marisa Pascarelli Agrello Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro – Vila Real - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade São Marcos – São Paulo – Brasil. Pró- Reitora de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Inta – UNINTA, Sobral – Ceará – Brasil.
  • Marianina Impagliazzo Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro – Vila Real - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ – Brasil. Membro do Corpo Docente do Mestrado em Ensino do Centro Universitário Inta – UNINTA, Sobral – Ceará – Brasil.
  • Joaquim José Escola Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro – Vila Real – Portugal. Membro Integrado do Centro de I&D *IF da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp345-351

Resumo

Resumo

No presente artigo apresentamos a experiência realizada com o uso dos softwares de realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) em cenários para o Ensino das Ciências objetivando atender a Era da Educação 4 por meio de manipulação de objetos virtuais.Com aplicações distintas, as duas tecnologias são complementares e se configuram como ferramentas adicionais aos docentes com a proposta de elevar a qualidade das aulas e a geração de uma aprendizagem significativa representando uma ponte entre a educação e a tecnologia. Como objetos virtuais de aprendizagem (OVA), deverão ser usados em sala de aula como forma de enriquecimento das experiências práticas por meio da representação virtual de temas e contextos tornando mais ativa, contextualizada e efetiva o processo de apreensão do mundo.

Palavras-chave: realidade virtual, realidade aumentada, ensino das ciências, tecnologias educacionais.

Abstract

In the present article we present the experience with the use of software of augmented reality (RA) and virtual reality (VR) in scenarios for the Teaching of Sciences in order to attend the Age 4 of Education through manipulation of virtual objects, the two technologies are complementary and are configured as additional tools for teachers with the proposal of raising the quality of lessons and generating meaningful learning as a bridge between education and technology. As virtuais learning objects, they should be used in the classroom as a way to enrich practical experiences through virtual representation of themes and contexts, making the process of apprehension of the world more active, contextualized and effective.

Keywords: virtual reality, augmented reality, science teaching, educational technologies.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Suplemento