Concepções prévias dos estudantes de licenciatura do IFMT Campus Confresa sobre a natureza da ciência e suas contribuições para a humanidade

Autores

  • Marcelo Franco Leão Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa/MT.
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa/MT.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp289-302

Resumo

Resumo

Uma temática necessária para estar em pauta nas discussões proporcionadas pela formação inicial de professores é a história da ciência. O presente texto tem como objetivo descrever e refletir sobre as concepções prévias que estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química, Licenciatura em Biologia e em Física possuem sobre o que é ciência, quem a desenvolve e contribuições proporcionadas para humanidade. Esse levantamento, descritivo e exploratório, possui abordagem qualitativa e ocorreu nas primeiras aulas do ano letivo de 2019. A investigação envolveu 52 estudantes matriculados na disciplina de Projeto Integrador de Práticas Educativas I – História da Ciência, componente curricular do 1o semestre. Foi utilizado um questionário contendo 5 questões abertas para coletar dados. A interpretação dos relatos ocorreu por meio da técnica intitulada Análise de Conteúdo. Foram discutidas as seguintes categorias: elementos e aspectos históricos (conceitos científicos, descobertas importantes e/ou fatos históricos), conceito de ciência (estudo da natureza, conhecimento estruturado), personalidades importantes (toda humanidade faz ciência, cientistas e pensadores) e contribuições da ciência para a humanidade (contribuição enquanto conhecimento e nas questões práticas de vida). O estudo revelou a concepção desses estudantes e futuros professores de ciências e permitiu refletir sobre a importância de estudar a história da ciência durante a formação inicial, para que essa abordagem também ocorra em suas práticas educativas futuras.

Palavras-chave: Educação científica, ensino de ciências, história da ciência.

Abstract

One issue that must be included in the list of discussions provided in early teacher training is the history of science. The purpose of this text is to describe and reflect upon the previous conceptions students from the Nature Sciences Licentiate Degree course qualifying in Chemistry, Licentiate Degree in Biology and Physics have about what science is, who develops it, and contributions provided to humanity. This descriptive and exploratory survey is of a qualitative approach and took place in the first classes of course year 2019. The investigation involved 52 students enrolled in the subject Integrating Education Practices Project I – History of Science, a 1st semester curricular component. A five open questions questionnaire was used to collect data. The interpretation of the statements took place through the Content Analysis technique. The following categories were discussed: historic elements and aspects (scientific concepts, important discoveries and/or historic facts); concept of science (study of nature, structured knowledge); important personalities (all of humanity does science, scientists and thinkers); and contributions of science to humanity (as knowledge and in practical life issues). The study revealed the conception of those students and future science teachers, and allowed to reflect upon how important it is to study the history of science during early training so that such approach also occurs in their future education practices.

Keywords: Scientific education, teaching sciences, history of science.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Suplemento