Transposição matricial de conflitos. Um contributo para a história da ciência no ensino

Carlos Fortes Antunes, José Alberto Correia, Henrique Vaz

Resumo


Resumo

A alternância dicotómica da história da ciência entre o género individual e o social tem dificultado a sua implementação no ensino. O conjunto de informações empíricas recolhidas num processo de investigação, ainda em curso, efetuado através de grupos de discussão focalizada e com base na conjugação da fenomenologia com a teoria fundamentada nos dados, permitiram identificar dinâmicas de conflitos em diferentes fases das transições, envolvendo a escola e o mundo do trabalho, de 66 indivíduos na região do Porto. A reinterpretação da informação empírica levou-nos a colocar o processo de desenvolvimento da história da ciência, lado a lado com o processo da mediação dos conflitos. A mediação transposta de conflitos que geraram o desenvolvimento do conhecimento pode contribuir para a implementação da história da ciência no ensino.

Palavras-chave: mediação; conflito; matriz espaço-tempo; história

Abstract

Dichotomous switching of the history of science between the individual and the social gender have hampered its implementation in teaching. The set of empirical information collected in the process of investigation, still under way, conducted through focus groups and based on combination of phenomenology with grounded theory, enabled us to identify conflict dynamics at different stages of transitions, involving the school and the world of work, of 66 individuals in the region of Porto. The reinterpretation of the empirical information led us to place the development process of the history of science, alongside the process of mediation of conflicts. The transposed mediation of conflicts that generated the development of knowledge can contribute to the implementation of the history of science in teaching.

Keywords: mediation; conflict; space-time matrix; history


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp761-773

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM