A construção de um antigo instrumento para navegação marítima e seu emprego em aulas de Astronomia e Matemática

Autores

  • Telma Cristina Dias Fernandes Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Daniel Longhini Professor Adjunto – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia
  • Deividi Márcio Marques Professor Adjunto – Instituto de Química - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Por que olhar para o céu? São muitas as razões que justificam a importância dessa ação quando nos voltamos para o estudo da Astronomia. A observação do céu, possivelmente, é uma dentre as primeiras atividades humanas de caráter especulativo. É fato, também, que a regularidade dos movimentos do Sol e de outras estrelas, o aparecimento dos cometas, os eclipses, dentre outros fenômenos, sempre atraíram a atenção do ser humano, que procurou entendê-los na medida de seu conhecimento, e usá-los em seu favor, como os agricultores, ao planejarem a época da semeadura e da colheita, ou os navegadores, na orientação em suas longas viagens. Este texto irá tratar de um dos instrumentos astronômicos empregado pelos navegadores, a Balestilha. A partir de sua construção e uso, o exploraremos como ferramenta didática para o ensino de conceitos astronômicos e matemáticos.

Biografia do Autor

Telma Cristina Dias Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Ensino de Ciências (UFU), Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFU - MG), é bolsista da CAPES.

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Publicado

2011-12-07

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula