A literatura infantil de Monteiro Lobato como instrumento de ensino das ciências: uma proposta de trabalho a partir da História da Ciência

Autores

  • Luciana Scognamiglio de Oliveira UNINOVE, São Paulo
  • Ana Maria Alfonso-Goldfarb PUC-SP, São Paulo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo uma proposta de análise literária para auxiliar o ensino de ciências, apoiado na História da Ciência. Como exemplo, usaremos um estudo de caso da literatura infantil brasileira, o livro O poço do Visconde de Monteiro Lobato, a partir do qual apresentaremos a contextualização do período, por meio da identificação de elementos históricos, científicos e filosóficos que permearam a produção dessa obra, editada pela primeira vez em 1937. Tal procedimento torna-se imprescindível para um melhor entendimento dos processos histórico, literário e científico.

Biografia do Autor

Luciana Scognamiglio de Oliveira, UNINOVE, São Paulo

Doutora em História da Ciência pela PUC/SP e Mestre em História da Ciência, também, pela PUC/SP. Graduada em Letras – Português/Inglês. Professora Universitária, leciona as disciplinas de Leitura e Produção Textual e Metodologia Científica na UNINOVE.

Ana Maria Alfonso-Goldfarb, PUC-SP, São Paulo

Doutora em História da Ciência pela USP e Mestre em História e Filosofia da Ciência pela McGill University (Canadá). Graduada em Física. Desenvolve estudos sobre as origens da ciência moderna (em particular a inglesa), além de pesquisas que envolvem as ciências antiga e medieval, especialmente a ciência árabe — no que se refere à alquimia, à química e à ciência da matéria em geral. Coordenadoro do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA). Honorary Research Fellow - University College London

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino