v. 18 (2018)

Especial

Esta edição especial busca atender solicitação feita por professores e historiadores da ciência, em assembleia, realizada na sexta edição (2017) da Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces. Nos últimos anos, investigações desenvolvidas em história da ciência com foco nas pesquisas e práticas femininas sugerem um potencial de trabalhos que podem ser adaptados ao ensino. Além disso, poucas são as iniciativas que buscam abordar esse tema em formação de professores e em sala de aula. Desse modo, com vistas a potencializar o diálogo entre história da ciência e ensino de ciências, publicamos este volume especial dedicado às mulheres na ciência.

Sumário

Editorial

Lais dos Santos Pinto Trindade, Roseli Alves de Moura, Anelise Grünfeld de Luca
PDF
1-3

Tópicos de História da Ciência

Luiz Augusto Salles das Neves, Raquel Stefanello
PDF
4-11
Magali Conceição de Barros
PDF
12-21
Maria Izabel Siciliano de Souza, Marta Ferreira Abdala-Mendes
PDF
22-46
Paloma Nascimento dos Santos
PDF
47-59
Roseli Alves de Moura
PDF
60-75
Jéssica da Silva Gaudêncio
PDF
76-87
Elaine Ferreira Machado, Awdry Feisser Miquelin
PDF
88-105

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula

cassia de paula freitas da Silva, Maria Dulcimar de Brito Silva, André Silva dos Reis
PDF
106-127
Letícia do Prado
PDF
128-151
Sebastião Rodrigues-Moura, Rafael Cordeiro-Rodrigues, Alexandre Guimarães Rodrigues, Licurgo Peixoto de Brito
PDF
152-165