Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica

Autores

  • Reinaldo Oliveira Reis Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ednailton Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizagem, Trigonometria, Números complexos

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma abordagem sobre a organização dos conceitos de Trigonometria que servem de referência para a exploração de propriedades no conjunto dos números complexos. Para evidenciarmos essas relações, elaboramos uma Sequência Didática, contendo um Dispositivo Experimental com cinco tarefas em uma sessão unitária, necessárias para a utilização dos conceitos referidos em um ambiente computacional, com o software GeoGebra, dispondo inclusive da resolução das tarefas em ambiente papel/lápis. Neste último, destacamos as características e comandos inerentes às possíveis estratégias de resolução confrontando com as técnicas utilizadas naquele. Dessa forma, evidenciamos que há interesse neste trabalho, uma vez que, o conjunto dos números complexos apresenta-se empiricamente esquecido das salas de aula. Esperamos assim, fornecer subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-15

Como Citar

Júnior, R. O. R., & Silva, E. S. (2015). Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 4(2), 88–102. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/25258

Edição

Seção

Artigos