O metódo de aproximação de Arquimedes com o uso do GeoGebra: uma abordagem histórica e didática

Autores

  • Louise Lima Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Método de Arquimedes, Geometria dinâmica, Aproximação do Pi.

Resumo

Este artigo relata a experiência e os resultados de uma oficina de atividades no Projeto Pró-Talento: a UFRJ Despertando Vocações Científicas do Programa Novos Talentos da CAPES, no Instituto de Matemática da UFRJ, com alunos do 3° ano do Ensino Médio da rede estadual de Escolas Públicas. Objetivando alcançar uma abordagem didática diferente e especial, que sane as dúvidas existentes, consolide o conhecimento e que motive o aluno, busca-se uma abordagem histórica e didática sobre a aproximação do número Pi pelo método de Arquimedes, através da tecnologia educacional – software GeoGebra, introduzindo o percurso histórico, ao mesmo tempo em que as aulas são dinamizadas.

Palavras-chave: Método de Arquimedes; Geometria dinâmica; Aproximação do Pi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Louise Lima, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Lima, L. (2016). O metódo de aproximação de Arquimedes com o uso do GeoGebra: uma abordagem histórica e didática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 5(1), 52–66. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/28356

Edição

Seção

Relatos de Experiência