Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Eduardo Delcides Bernardes, Matheus dos Santos Reis

Resumo


As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, enumeramos as potencialidades do software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.


Palavras-chave


Educação Matemática; GeoGebra; Trigonometria; Sequência Didática; Análise Institucional; Dispositivo Experimental; Abordagem Praxeológica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

    

   

 

 Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.