Resolução gráfica de um problema de programação linear utilizando a folha gráfica 3D do GeoGebra

Robert Sousa Sousa, Crispiniano Jesus Furtado, João Carlos Horta

Resumo


O uso do software GeoGebra, tem sido recorrente para melhorar nossas capacidades de entendimento da matemática, sobretudo como uma ferramenta poderosa no auxílio ao ensino e consequente sucesso nos ambientes de aprendizagem. Neste trabalho, consideramos a resolução gráfica, com três variáveis de problemas de Programação Linear (PL), com recurso ao software dinâmico GeoGebra, a folha gráfica 3D. Problemas de PL no plano, são facilmente concebidos e resolvidos pelo método gráfico e analítico. Porém,
quando as regiões admissíveis são poliedros (envolvendo três variáveis de decisão), a tarefa não é trivial. Requer construções auxiliares e alguma perspicácia como concluímos neste artigo. Assim, o objetivo principal é representar graficamente um problema de PL e determinar a sua solução (ótima) recorrendo ao ambiente gráfico do GeoGebra.

Palavras-chave


Software GeoGebra e a folha gráfica 3D, regiões admissíveis, constru- ções auxiliares, resolução gráfica de um problema de programação linear, solução ótima, pontos extremos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.