Resiliência em estudantes de medicina ao longo do curso de graduação

José Eduardo Martinez, Danilo de Assis Pereira, Emelyn dos Santos Barril, Samantha Farias de Matos, Roseli Maria dos Santos

Resumo


Objetivos e Método: Estudo transversal, descritivo, para identificar o grau de resiliência nos estudantes do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS/PUC-SP). Comparar a resiliência entre os diferentes anos e relacionar e comparar o grau de resiliência com variáveis demográficas e socioeconômicas. Resultados: A amostra teve idade média de 21,68, 270 solteiros (98,18%), de cor branca 240 (87,27%) e com renda familiar de mais de 20 salários (34,54%). Na escala de resiliência obtiveram uma média de 114 (DP=14,05). Não se observou diferença significante entre os pontos obtidos no decorrer da graduação. Observa-se um predomínio de resiliência moderada em todos os anos do curso e, consequentemente, no total. A resiliência nos estudantes de Medicina, segundos os resultados dos estudos, demonstra-se como uma característica individual e que não guarda relações com gênero, idade, orientação sexual, cor e condições de habitação entre os vários anos do curso Conclusão: Conclui-se que o grau de resiliência de estudantes de Medicina pode ser considerado predominantemente moderado, porém com alta variância. Não se observa correlação com renda familiar.

 


Palavras-chave


resiliência psicológica; estudantes de medicina; qualidade de vida

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DOI: http://dx.doi.org/10.5327/Z1984-4840201623647

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