Tabagismo e possível relação causal com aumento de níveis pressóricos em campanha de detecção de hipertensão arterial

Cibele Isaac Saad Rodrigues, Amanda Celeste Gonçalves Campos, Emília Domanoski Nogueira, Fernanda Garcia Bressanin

Resumo


A Hipertensão Arterial (HA) é uma condição de etiologia multifatorial, alta prevalência, caracterizada pela presença sustentada de níveis elevados de pressão arterial (PA). A relação causal do tabagismo com a elevação crônica da PA é controversa. A Liga de Nefrologia e Hipertensão e da Liga de Pneumologia de Sorocaba se reuniram na Praça Central do município de Sorocaba para realizar, após a assinatura de Termo de Consentimento Informado, a medida de PA com técnica apropriada e questionamentos em relação ao tabagismo de 200 adultos voluntários. Destes, 133 eram homens e 67 eram mulheres. A idade média foi de 57,49 anos. Afirmaram ser normotensas 110 pessoas e as 90 demais, hipertensas, destas 74 em uso de medicação. A pressão arterial sistólica (PAS) média (M) do grupo foi de 134,45 mmHg. Considerando apenas a população hipertensa medicada, a PASM foi de 141,2 mmHg. A M de pressão arterial diastólica (PAD) geral foi de 79,91 mmHg, enquanto na população hipertensa medicada M= 84,1mmHg. Entre os hipertensos em tratamento, 42 indivíduos (56,7%) apresentaram PA > 140/90 mmHg. Houve diferença estatisticamente significante quando comparada a PAS de ex-fumantes com a de fumantes atuais (p=0,0445). A média pressórica dos homens foi maior do que das mulheres, o que se traduz em uma diferença estatisticamente significante (p = 0,0317). Em nossa amostra, encontramos uma prevalência de HA de 40,5%, superior à estimativa nacional de 30%. Adotando a meta pressórica proposta pela VI Diretriz Brasileira de HA 2010 como 140/90 mmHg, 42 indivíduos em tratamento estavam fora da meta. A diferença estatística significante no encontro de níveis pressóricos alterados entre homens e mulheres é compatível com a epidemiologia descrita. Houve correlação da PASM com a história positiva de tabagismo nesta amostra.

Palavras-chave


hipertensão; tabagismo

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.