Hábitos de vida e principais sintomas de pacientes com câncer colorretal operados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Ronaldo Antonio Borghesi, Maria Flávia de Andrade Saraiva, Samira Joverno Calil

Resumo


Introdução: O câncer colorretal (CCR) é a terceira neoplasia mais frequente no mundo ocidental. Os sintomas mais observados antes do diagnóstico do CCR são: dor abdominal, sangramento anal, emagrecimento, massa abdominal palpável e alteração do hábito intestinal. Os hábitos de vida, herança familial e idade avançada consistem em fatores importantes para o risco de desenvolvimento da doença e a heterogeneidade dos hábitos alimentares de diversas regiões do mundo apresenta influência na sua instalação. Objetivos: Relacionar os hábitos de vida, principalmente alimentares, e herança genética na instalação do câncer colorretal, bem como suas manifestações clínicas. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, com aplicação de questionário alimentar e sociodemográfico. Resultados: A maioria apresentou história de câncer na família e sobrepeso ou obesidade. A hipertensão arterial sistêmica foi a comorbidade mais associada. A quantidade de ingestão de frutas e verduras superou pouco a ingesta de embutidos e carnes gordas. O sangramento foi o sinal mais comum. Conclusões: O baixo contingente impossibilitou a associação estatística entre as variáveis estudadas e a instalação e apresentação sintomática do câncer colorretal, apesar de inúmeros estudos evidenciarem relação benéfica no consumo de frutas legumes e verduras na prevenção desta doença e maléfica no abuso de embutidos e carnes gordas.

Palavras-chave


câncer colorretal; hábitos; sintomas; alimentos

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840



Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.