Uso da eletroestimulação diafragmática no desmame ventilatório em pacientes lesados medulares

Autores

  • Rogério Arruda Melaré Hospital Santa Lucinda
  • Fábio Francisco dos Santos Hospital Santa Lucinda

Palavras-chave:

traumatismos da medula espinal, insuficiência respiratória, respiração artificial, desmame do respirador, estimulação elétrica

Resumo

A lesão medular causada por mergulho em águas rasas tem uma incidência elevada no mundo, acometendo, na maioria dos casos, indivíduos jovens, sadios, do sexo masculino e com forte associação ao uso do álcool. Devido às características da lesão e da anatomia cervical, alguns indivíduos podem cursar com insuficiência respiratória aguda, e grande dificuldade para se manterem em ventilação espontânea. O desmame ventilatório desses pacientes pode ser difícil, mas com protocolos bem direcionados, associados à estimulação elétrica funcional do músculo diafragma, existe a possibilidade de êxito. Este relato de caso quer mostrar que é possível o restabelecimento da respiração espontânea após uma abordagem sistemática na prática do desmame ventilatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Arruda Melaré, Hospital Santa Lucinda

Fisioterapeuta Espcialista em Fisioterapia Respiratória em UTI - Adultos. HC/UNICAMP-SP. Fisioterapeuta dos Hospitais Santa Lucinda e Hospital Unimed de Sorocaba.

Fábio Francisco dos Santos, Hospital Santa Lucinda

Médico Intensivista pós-graduado em terapia intensiva para adultos pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Médico dos Hospitais Santa Lucinda e Hospital Mário Covas/SP.

Downloads

Publicado

2008-11-18

Como Citar

1.
Melaré RA, Santos FF dos. Uso da eletroestimulação diafragmática no desmame ventilatório em pacientes lesados medulares. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 18º de novembro de 2008 [citado 19º de abril de 2024];10(4):22-4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/701

Edição

Seção

Relato de Caso