Impacto da avaliação de desempenho na gestão do pessoal na função pública: estudo de caso do Centro de Recrutamento e Mobilização Militar de Maputo – Moçambique (2010-2015)

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Catolica de Mocmbique - UCM Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v8i3.36453

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Funcionarios Públicos, CPRMCM, Moçambique.Avaliação de Desempenho, Moçambique.

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo de investigação estudar o impacto da avaliação de desempenho numa instituição Estatal - Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização Militar na Cidade de Maputo – Moçambique, ao mesmo tempo que procura compreender o processo de avaliação de desempenho e identificar as causas do desempenho (in) eficiente dos funcionários e agentes na mesma instituição. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e seguiu lhe a realização de entrevistas estruturadas aos funcionários. Do mesmo modo, é um estudo de caso, na dimensão de Yin. Os resultados indicam que a avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável para aperfeiçoar as actividades dos funcionários, desta forma melhorando o contexto do trabalho e proporcionando melhores resultados em termos de eficiência e eficácia no CPRMCM.

Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Catolica de Mocmbique - UCM Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil

Doutorando em Ciencia Politica e Instiruicoes Publicas na UFSCar. Investigador e Docente na Universidade Catolica de Mocambique. Suas linhas de pesquisa sao: Partidos Politicos, Gestao de Recursos Humanos, Politica Educacionais.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos