Revistas descontinuadas

Agnes - Cadernos de Teoria da Religião

A Revista Agnes, Cadernos de Teoria da Religião, é um projeto do grupo de
pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, do Programa de
Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC-SP e do CNPQ (grupo
anteriormente denominado Religião: Teoria e Experiência).

Seu objetivo é de tornar-se mais um espaço de debate e reflexão teórica
acerca do fenômeno "religião" e, para tanto, é aberta a todo e qualquer
pesquisador ou pesquisadora que deseje participar e ampliar nossa
compreensão reflexiva acerca da condição religiosa do ser humano.

Por teoria da religião, entendemos o trato noético dado à religião a partir
dos vários recortes que compõem o campo das ciências da religião, a saber:
a filosofia (ontologia, moral, política e epistemologia), a teologia, a
psicologia, as ciências sociais (sociologia, história, geografia,
antropologia e comunicação social), as ciências biológicas (medicina,
biologia, fisiologia, bioquímica e biofísica), a crítica literária e a arte.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

A PESTE: Revista de Psicanálise e Sociedade e Filosofia.

A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade e Filosofia é um periódico científico semestral, com o objetivo de publicar investigações/desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisas, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões sociais, a partir do referencial psicanalítico. Publica também artigos voltados à interlocução entre a Psicanálise e outros campos do saber, como a Filosofia e as Ciências Sociais, igualmente dedicados ao pensamento sobre a sociedade e a cultura. É uma publicação do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP (instituição responsável), em parceria com o Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise – LATESFIP/USP –, vinculado ao Departamento de Filosofia e ao Instituto de Psicologia da USP (instituição parceira). As propostas para publicação devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país. Publicam-se artigos em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês. Os números da revista são temáticos e, consequentemente, as propostas de artigos devem guardar coerência com o tema do número a que se destinam, que é divulgado com antecedência. Todos os números são divulgados por meios digitais, estando disponíveis online pela Internet. Também são distribuídas cópias digitais, em CD-ROM. A critério dos editores, alguns números são disponibilizados também em versão impressa.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

Bordas. Revista do Centro de Estudos da Oralidade. ISSN 2237-9649

Bordas é uma revista hipermídia, criada a partir de conceitos e atitudes de um grupo de pesquisadores do Centro de Estudos da Oralidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, para comunicar um tipo de pensamento que procura subverter limites. Ela não privilegia um segmento da cultura, mas incorpora produções de diferentes sistemas culturais, em suas linguagens. Retoma a oralidade em voz eletrônica, a escrita digital com suas lexias e avança pelas possibilidades de criação-imagem. Traz a ideia de textos recombináveis, memória eletrônica, constante reescritura.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

Contraponto. Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo.

Contraponto é o jornal-laboratório do curso de jornalismo da PUC-SP e publica trabalhos produzidos pelos alunos. Além da sua versão impressa, o jornal inaugura a partir deste momento a sua versão online.


ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

E-Verbo. Revista do Núcleo Perseu Abramo de Jornalismo. ISSN 2236-8175

A revista E-Verbo, criada pelo Núcleo Perseu Abramo de Jornalismo, do Dep. de Jornalismo da PUC-SP, em 2011, objetiva aprofundar e divulgar os temas propostos pela linha de pesquisa INFORMAÇÃO, DIFERENÇA, DESIGN E TECNOPOLÍTICAS (Indditec), que estuda a noção tecnocientífica de informação e seus impactos na vida, no conhecimento, no trabalho, na linguagem (inclusive a jornalística) e na arte contemporânea (artemídia e estéticas da comunicação), assim como acompanha as emergências de novos fluxos informacionais oriundos das experiências midiativistas —  principalmente a partir das novas subjetividades que emerge dos movimentos sociais.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 
 

Kalíope. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. ISSN 1808-6977

Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, a Kalíope teve seu primeiro número em 2005. Nos 14 números seguintes (até 2011), o periódico acadêmico dedicava-se às publicações do "Grupo de Estudos Poéticas da Prosa e da Poesia/Categorias da Narrativa" e de demais colaboradores e pesquisadores visitantes, sob a orientação da Profa. Dra. Olga de Sá. A partir de 2012, a Revista será veículo dos Grupos de Estudos "O Narrador e as Fronteiras do Relato" e "Estudos de Poética: Interconexões Diacrônico-Sincrônicas na Poesia Brasileira e Portuguesa", ambos pertencentes ao mesmo Programa de Pós-Graduação. No Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega, de Junito Brandão (1991), Kalíope é uma das Musas, “a que tem uma bela voz", apontada tanto como inspiradora da poesia lírica quanto da épica. Alguns mitólogos asseguram que a musa gerou as sereias. Kalíope é considerada a deusa da Literatura. Principalmente, por isso, a escolhemos como título da revista. Com periodicidade semestral, Kalíope apresenta como temáticas: narratividade e poesia, em seus vínculos com a crítica literária. Por meio de artigos, ensaios, resenhas e estudos comentados de teorias ou conceitos específicos dirige-se a estudantes e especialistas, bem como ao público mais amplo de interessados nos estudos literários.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 
 

Revista de Computação e Tecnologia (ReCeT). ISSN 2176-7998

A revista visa a publicação de material relativo à área da Ciência da Computação, incluindo o desenvolvimento de aplicações com recursos tecnológicos nas mais diversas ramificações do conhecimento, destacando-se: Tecnologias e Mídias Digitais, Jogos, Sistemas de Informação e Educação a Distância.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

Revista do Núcleo de Pesquisa: Efetividade dos Direitos Difusos e Coletivos.

A revista apresenta a produção acadêmica dos professores, alunos e ex-alunos dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC/SP.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 
 

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito. ISSN 1984-1094

Publicação de artigos e pesquisa de doutrinas e jurisprudência do cenário jurídico, que auxiliem o corpo discente e docente na investigação crítica e ampliação de seus conhecimentos, retratando ainda, os grupos de pesquisa existentes da Faculdade.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

Revista Nexi. ISSN 2237-8383

Revista para alunos da pós-graduação em comunicação e semiótica do Brasil e do exterior.



ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

Tessituras & Criação: Processos de criação em arte, comunicação e ciência. ISSN 2236-3912

Tessituras & Criação é uma publicação científica eletrônica, que tem como objetivo dar visibilidade aos estudos de processos de criação em arte, comunicação e ciência, destinada a pesquisadores e profissionais. A revista é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUCSP, existente desde 1993. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos, resenhas, traduções e edição crítica de documentos. O material deve ser submetido eletronicamente, conforme sistema que tem por objetivo a edição de periódicos científicos em cada uma das etapas do processo, desde a avaliação dos consultores até a publicação on-line e sua indexação. Os artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. ISSN 2236-3912 
Antes de submeter um artigo, favor ler atentamente as diretrizes para autores.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR

 

verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol.

Revista semestral autogestionária do Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP). 

Publica originais de pesquisadores brasileiros e internacionais sobre libertarismo, abolicionismo penal e sociedade de controle; traduções de textos históricos sobre os anarquismos e inéditos em língua portuguesa; ilustrações originais de artistas; poesias; aulas-teatro; resenhas; resultados de pesquisas de iniciação centífica, mestrado e  doutorado.

ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR