Imagens grotescas na grande mídia: o rock pesado e o jornal impresso sob a ótica da carnavalização

Autores

  • Adriano Alves Fiore Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica - SP

Resumo

Resumo

A tatuagem, o piercing e a deformação voluntária do corpo são processos universais que vêm de afastada era. Atendem a vários propósitos, dentre estes: religioso, estético e social. O Rock Pesado, sobretudo o Heavy Metal reveste-se de imagens consideradas hostis, abusivas, infestas e agressivas. O jornal impresso sente-se atraído por tudo o que pode conduzir ao choque e à repulsa coletiva. Este trabalho analisa o grotesco inserindo-se no conceito de Carnavalização de Mikhail Bakhtin por meio da leitura (ou contemplação) de imagens contidas em jornais, livros, pôsteres de desenhos animados, capas de discos do Heavy Metal e propagandas. O modo de ser do homem cultural brasileiro profetizado por Vilém Flusser – síntese de elementos “não históricos” com “históricos” (técnico-frios) – juntamente com os preceitos de feiura e beleza de Umberto Eco completam o fulcro da fundamentação teórica.

 

Palavras-chave: Jornalismo Impresso e grande mídia. Grotesco. Hiperbolização. Carnavalização bakhtiniana. Cultura Heavy Metal.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Alves Fiore, Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica - SP

Bacharel em Direito (UEL) e Comunicação Social e Jornalismo (Faculdades Pitágoras, LDA-PR). Mestre em Comunicação Visual (UEL).

Downloads

Publicado

2015-06-14

Edição

Seção

Artigos