O movimento pendular da disciplina Filosofia no ensino médio

Autores

  • Antonio José Romera Valverde Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Anderson Alves Esteves Doutorando em Filosofia pelo PEPG em Filosofia da PUC-SP

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Disciplina Filosofia. Ensino Médio. Educação Brasileira. Brasil Contemporâneo.

Resumo

O artigo analisa, inicialmente, o ensino da disciplina Filosofia em relação a aspectos da História do Brasil. Em seguida, trabalha o movimento pendular da disciplina Filosofia – seja pela subtração, seja pela adição – na grade curricular do Ensino Médio (antigo Secundário), calcado na análise das leis 5.692/1971 e 11.683/2008. Após, o artigo avalia o mais recente retorno da Filosofia aos currículos escolares, particularmente, no Estado de São Paulo, e as características assumidas nessa nova fase. Por fim, elenca os problemas candentes de tal retorno sob a forma de dez questões.

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Publicado

2016-01-30

Edição

Seção

Artigos