POR QUE A DEDUÇÃO NÃO É UMA INFERÊNCIA GENUÍNA?

Autores

  • Vinícius Romanini Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Charles S. Peirce (1839-1914). Modos de raciocínio. Argumento.

Resumo

Semioticistas peirceanos costumam elencar a abdução, a indução e a dedução como as três formas de inferência lógica. Não há consenso, porém, sobre como relacioná-las com as três categorias de Peirce. A abdução pertence claramente à primeiridade, mas e quanto às outras duas? O artigo defende que a indução é uma forma de segundidade e que a dedução, na verdade, não existe como inferência genuína. O que chamamos dedução é apenas uma estratégia de revelação das relações lógicas usando a observação e experimentação sobre diagramas – mas baseada em abduções e induções. Na classificação das inferências, a terceiridade é argumento habitual ou argumento que incorpora a informação que sustenta as relações exibidas no diagrama.

Referências

BERGMAN, Mats e PAAVOLA, Sami. The Commens Website. Available at: < http://www.helsinki.fi/science/commens/aboutcommens.html>. Access on July 20, 2009.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers (Vols. I a VIII). Ed. Eletrônica. Charlotterville e Cambridge: Intelex Co. & Harvard University Press, 1992.
_____________________. The Essential Peirce (2 vols.). HOUSER, Nathan et al (Eds.) Bloomington: Indiana University Press, 1992 e 1998.
PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.
ROMANINI, Vinícius. Semiótica minuta: especulações sobre a gramática dos signos a partir da obra de Charles S. Peirce. ECA/USP. Doctorate thesis. Available at: <poseca.incubadora.fapesp.br/.../2006-do-romanini_anderson.pdf>. Access on July 20, 2009.
SHORT, Thomas. Peirce´s Theory of Signs. Nova York: Cambridge University Press, 2007.
TURRISI, Patricia Ann. Pragmatism as a Principle and Method of Right Thinking. The 1903 Harvard Lectures on Pragmatism. Albany: State University of New York Press, 1997.

Downloads

Publicado

2010-05-12

Edição

Seção

Artigos