Migração, cultura e mestiçagem: o desenvolvimento mestiço numa comunidade indígena Terena

Autores

  • Orlando Garcia

Palavras-chave:

Migração, Cultura, Mestiçagens

Resumo

Discutimos neste artigo o desenvolvimento cultural num grupo indígena da Tribo Terena, que migrou do campo para a cidade por volta de 1995. Para tanto nos deslocamos primeiramente ao período colonial, tempo em que se pensava e se admitia o predomínio eurocriollo-luzo-cristão sobre os indígenas hispano-americanos e brasileiros. Em seguida, de volta à atualidade, abordamos os processos de mestiçagens desenvolvidos com o encontro entre os Terena e os moradores da cidade de Campo Grande-MS. Para tanto, nos apoiamos em autores como Barbero, Canclini, Abdala Junior, Gruzinski, Viveiro de Castro, DaMatta e outras contribuições.

Biografia do Autor

Orlando Garcia

Orlando Garcia é graduado em História, com especialização em “História, Sociedade e Cultura” e realiza mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem”, sob a supervisão do Dr. Amálio Pinheiro.

Downloads

Como Citar

Garcia, O. (2012). Migração, cultura e mestiçagem: o desenvolvimento mestiço numa comunidade indígena Terena. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9520