<strong>PESQUISANDO A FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UM OUTRO JEITO DE FAZER EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO NA PERSPECTIVA FREIREANA</strong>

Autores

  • Denise Regina da Costa Aguiar Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Palavras-chave:

ciclos de aprendizagem, currículo, pressupostos freireanos

Resumo

Este texto deriva-se de estudos realizados durante a pesquisa que deu origem à minha tese dedoutorado sobre a proposta de flexibilização curricular em ciclos de aprendizagem numaperspectiva freireana. Tal proposta caracteriza-se por um projeto em permanente construção,porque provoca a ruptura e superação da organização da escola seriada numa concepção deeducação bancária voltada para a seletividade e expulsão, sobretudo das camadas populares aoacesso ao conhecimento e a permanência na escola com qualidade social, enfim, ao direito àeducação e ao direito à vida. É uma possibilidade de fazer do processo ensino-aprendizagemum processo permanente de formação humana, um processo mais justo, articulado, orgânico econtínuo, de apreensão crítica de conhecimentos significativos, contextualizados e de valoreséticos universais. A proposta dos ciclos de aprendizagem busca ressignificar o processo deconstrução do conhecimento pelo educando, a partir do paradigma epistemológico críticoemancipatório,que articula as características sócio-culturais, considerando a realidade de cadaescola e dos educandos com a dimensão do processo ensino-aprendizagem. Tal propostaeducativa articula teoria-prática por meio da ação-reflexão-ação sobre as práticas eexperiências curriculares.

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Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos