<strong>A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O QUE PENSAM OS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA</strong>

Autores

  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Bento Silva Universidade do Minho

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem. Autonomia. Formação continuada

Resumo

Nesta comunicação propomos a discussão sobre construção da autonomia no processo de educativo por considerarmos a sua importância e a dificuldade que se tem de observar e medir esse fenômeno no processo de aprendizagem. Embora, em tese, o processo educativo, principalmente a educação formal, tenha por objetivo favorecer aos estudantes a construção da capacidade de compreender e agir de forma autônoma no cotidiano, nem sempre as práticas educacionais conduzem a esse fim. A pesquisa baseia-se num inquérito feito com 313 concluintes de um Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica frequentado por professores da educação básica. Por meio do inquérito pretendemos conhecer alguns aspetos relativos à construção da autonomia na gestão da aprendizagem no ambiente virtual. Pelos resultados apurados, é possível afirmar que os professores consideram que a autonomia discente é um fator importante na gestão da aprendizagem e que um curso em ambiente virtual também pode ajudar na formação continuada quanto ao uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação.

 

Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Formado em filosofia, especilização em educação a distancia, mestre em ciencia da educação e doutor em ciencia da educação. Professor do curso de comunicação social da UFT.

Bento Silva, Universidade do Minho

Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2014-10-07

Edição

Seção

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO