<strong>O LAPTOP NA EDUCAÇÃO: APORTE SOBRE O PROJETO PILOTO UCA BRASIL</strong>

Autores

  • Cezar Santos Alvarez Universidade Federal do Rio Grande do Sul Aluno do Programa de Pòs Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Jaqueline Moll Departamento de Estudos Especializados, FACED Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Onofre Souza Departamento de Bioquímica, ICBS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

TIC, MEC, ESCOLA PÚBLICA

Resumo

O artigo apresenta a avaliação parcial do Projeto Piloto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pelo MEC, com base em treze entrevistas estruturadas realizadas com Diretores de escolas municipais e estaduais de seis Estados da Federação, no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014.. O objetivo é abordar os critérios para a  seleção das escolas, a necessidade de formação dos professores e de gestores, apontar para a infraestrutura e suporte, além de aspetos relacionados a Mobilidade, Tempos e Usos nas Escolas e Aprendizado. Os resultados obtidos demonstram o entusiasmo dos envolvidos com o projeto e a profunda preocupação  com lacunas e erros cometidos, principalmente a não continuidade do projeto na  articulação entre União, Estados e Municípios. As considerações finais apontam para a complexidade do tema, aliado à sua plena atualidade, e para a exigência de retomada e de ampliação do projeto, permitindo, então, uma avaliação governamental rigorosa por meio da plena implantação do projeto piloto.

Biografia do Autor

Cezar Santos Alvarez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Aluno do Programa de Pòs Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Cezar Santos Alvarez, Economista pela UFRGS, Secretário de Industria e Comércio(2001-2002) e Secretário de Administração(1997-2000) na Prefeitura de Porto Alegre\RS.Assessor Especial no Gabinete do Presidente Lula (2003-20100). Coordenador Geral de Inclusão Digital e Plano Nacional de Banda Larga(2005-2010). Secretário Executivo Ministério das Comunicaçôes(2011-2012)

Jaqueline Moll, Departamento de Estudos Especializados, FACED Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona (1997). Atualmente é professora associada 3 da Faculdade de Educação e professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: bioquímica da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É, também, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília. Trabalhou no Ministério da Educação no período de 2005 a 2013, tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987 como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade, e, educação integral. Coordenou no Ministério da Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional) no período de 2005 a 2007 e do Programa Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil.

Diogo Onofre Souza, Departamento de Bioquímica, ICBS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Concluí meu curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciei, em 1972, minhas atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976 concluí meu Mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, meu Doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981 fiz meu Pós Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 fui Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia, Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995 fui Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998 fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Já publiquei mais de 350 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientei inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e dezenas de alunos de Iniciação Científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atuo longo de toda minha vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, comecei a me envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientei várias Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Recentemente liderei a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro Coordenador. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.


Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos