“GUARDA ISSO PORQUE NÃO CAI NA PROVINHA”: PENSANDO PROCESSOS DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, SENTIDOS DE COMUM E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Alexandra Garcia UERJ
  • Helena Fontoura UERJ

Palavras-chave:

currículo, formação de professores, diálogos universidade-escolas

Resumo

O cenário no qual operamos hoje, em tempos de relações intercambiantes entre territórios, culturas e identidades é atravessado por uma forma singular de praticar e compreender o trabalho, a economia e a própria vida tornando-se extremamente complexo. A docência na contemporaneidade é impactada por múltiplas demandas que refletem, também os anseios e projetos de educação, escola e identidades em disputa nesse cenário. Campo de embates políticos, culturais e epistemológicos, a formação de professores constitui-se como lócus de pesquisa e de ações que se projetam na luta pela Educação Básica e pela a escola pública. Imersos nesse contexto, não parece simples perceber as implicações de práticas e sentidos, social e culturalmente produzidos e compartilhados, quando tratamos de questões como currículo, conhecimento, culturas e identidades. Partindo desses aspectos, o texto procura articular achados de pesquisas desenvolvidas pelas autoras, que convergem em pontos importantes como estudar processos formativos docentes, a partir do diálogo entre enfoques teórico-metodológicos distintos, na busca por pensar fazeres e saberes de professores e discutir processos de produção de conhecimento nos currículos. Para fins desse trabalho, buscaremos discutir a presença e a influência das lógicas de centralização curricular para a formação docente, os currículos produzidos e as tentativas de controle de identidades que se colocam em campo com os movimentos de proposição de uma Base Nacional Comum para o Currículo.

Biografia do Autor

Alexandra Garcia, UERJ

Profª do PPGEdu-FFP/UERJ, Procientista da UERJ. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Eu sou professora”: processos formativos, currículo e cotidiano nos diálogos universidade-escola” financiado pela FAPERJ. Vice-líder do grupo de pesquisa “Cotidiano escolar e currículo” e membro do grupo de pesquisa “Formação de Professores, processos e práticas educativas”. Membro do GT Currículo/ANPEd e membro do Conselho Fiscal da ABdC.

Helena Fontoura, UERJ

Profª do PPGEdu-FFP/UERJ, Procientista da UERJ. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Pesquisadora 2 CNPq. Líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores, processos e práticas educativas”.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"