A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará, Belém
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará, Belém

Palavras-chave:

Paulo Freire, alfabetização de jovens e adultos, redes de ensino, municípios do Pará

Resumo

Neste artigo apresenta-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de São Paulo, projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção -análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq e a Rede Freireana de Pesquisadores. Trata-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém

Professora e pesquiadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Belém

Pós-doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"