PLANO CEIBAL: INDÍCIOS DE RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CIBERCULTURA EM UMA ESCOLA URUGUAIA

Autores

  • Márcio Roberto de Lima Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Política pública, Prática pedagógica, Cibercultura, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo relata algumas influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu; as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.

Biografia do Autor

Márcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (Deced/UFSJ). Área de interesse: Educação e Cibercultura.

 

 

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Didactique des Disciplines (Université Pierre et Marie Curie, França, 1999), Professora Tutular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"