Crianças indígenas, educação, escola e interculturalidade

Autores

  • Maria Aparecida Bergamaschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ana Luisa Teixeira de Menezes Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Palavras-chave:

educação indígena, crianças indígenas, crianças Guarani, interculturalidade

Resumo

Apresentamos, nesse artigo, reflexões produzidas a partir da convivência com o povo Guarani, buscando compreender seus processos próprios de educação que envolvem as crianças e são responsáveis pela formação da pessoa. O estudo, decorrente de pesquisas que se prolongam há mais de uma década, se assenta em uma perspectiva etnográfica, em que sensibilidade e razão se aliam para construir compreensões acerca dos modos de educar deste povo, em diálogo com autores que descrevem a educação das crianças indígenas em outros tempos e lugares. Constatamos uma educação que considera a dimensão espiritual, a dimensão coletiva de uma comunidade que se mostra implicada com a formação da pessoa e uma dimensão individual, em que cada um se responsabiliza por si, imbuído por uma busca e por um caminhar. 

Biografia do Autor

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais, (Faced/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação, UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos