CULTURA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

  • Claudia Sebastiana Rosa da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p911-933

Palavras-chave:

Aprendizagem. Cultura escolar. Formação Continuada. Ensino Fundamental II.

Resumo

O objetivo artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e ação dos professores de uma instituição de ensino fundamental II. Uma pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico, contou com 10 professores envolvidos num programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar desta instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo enfoque de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.

Biografia do Autor

Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação pela PUCPR. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo IBEPEX e em Psicopedagogia pela PUCPR. Professora e tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia Uninter. Pesquisadora do GEA - Grupo de Estudos e Aprendizagem da PUCPR - Curitiba, Paraná, Brasil

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação, Professora pesquisadora do Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil, Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos